• Banner-Fundo
  • Banner-Condominio-Leblon
  • Banner-Quarto-Menina-01

Dicas » Iluminação em diversos ambientes

Iluminação em diversos ambientes

6 de julho de 2010

A LUZ E O ESPELHO
O espelho deve ter nosso cuidado especialíssimo, pois tendo grande potencial  de reflexão tudo que nele tocar, será refletido de forma abundante no ambiente. No caso de uma luz brilhante, provocará muito ofuscamento.
Por isso  devemos escolher lâmpadas e luminárias com luz difusa para reduzir esse ofuscamento, que atrapalhará quem estiver utilizando o espelho.
A luz indicada deve vir preferencialmente das laterais, para evitar o efeito de sombriamente no rosto. O rosto humano tem saliências e reentrâncias e, se a luz vier de cima- esse efeito de sombra será potencializado, especialmente nos olhos.

SALA DE ESTAR
A iluminação feita com luz indireta oferecerá maior conforto, onde podemos utilizar pedestais e abajures.

DORMITÓRIOS
É o local que mais se pode iluminar com beleza e criatividade, utilizando desde as tradicionais lâmpadas incandescentes até os modernos leds. é possível dimerizar o sistema para tornar o ambiente mais aconchegante ou aumentar a intensidade da luz tornando-a funcional quando houver necessidade de conferir o visual de uma roupa ou fazer a maquiagem.
Para a  leitura  utilize o tradicional abajur ou uma ar70 direcionável que irá iluminar apenas o livro ou objeto que queremos iluminar.

SALA DE JANTAR
Ambiente onde podemos abusar da criatividade , pois temos várias opções decorativas para tal ambiente. Somente devemos prestar atenção para a luz ser aconchegante. , o pendente estar na altura correta para que não ofusque os comensais.
 temos outra sugestões também podemos iluminar as paredes com luzes refletoras que fazem o local ficar iluminado sem necessidade de usar o tradicional pendente.

COZINHA
Iluminação geral uso de luminárias fluorescentes, tubulares ou compactas.
Mesmo se tratando de cozinha poderá ter objetos a serem destacados, que pode ser um quadro o balcão  que divide a copa  e cozinha podendo usar dióicas para melhor destacar.

ESCRITÓRIO
Devemos ter cuidado e bom gosto para iluminar com funcionalidade e beleza . O fator escolha da luminária é fator preponderante, podemos ao invés de utilizar as famosas luminárias fluorescentes , podemos instalar belos e anatômicos aparelhos de iluminação com lâmpadas t-5 , mais finas. Até mesmo o uso de luminárias menores , com fluorescentes compactas.
Estas luminárias fluorescentes para escritório devemos  contar sempre com controle de ofuscamento, preferencialmente com alertas parabólicas que desviam a luz num angulo de 45 graus que limitam o ofuscamento. A idéia é iluminar os documentos e a mesa de trabalho com muita luz, sem que ela se dirija para o computador.